Instituto José Maciel

Lucy Garcia Maia

E-mail Imprimir PDF

Era o sonho de Ícaro vestindo saias. Atendia pelo nome de Lucy Garcia Maia e aos 24 anos ela decidiu freqüentar o curso de pilotos promovido pelo Aero Clube de Natal e se tornou a PRIMEIRA AVIADORA POTIGUAR. Filha de tradicional família natalense, desportista, aviadora pioneira, Lucy Garcia Maia nasceu em Natal em 1918. Educada na Escola Doméstica, que formava gentis senhoritas da sociedade local em administração do lar, Lucy Garcia preferiu seguir sua irresistível vocação para os esportes. Jogou tênis, vôlei, basquete e praticou até mesmo um esporte exclusivo para homens: o remo. Foi uma das fundadoras do Centro Desportivo Feminino, que incentivou a prática do esporte às mulheres natalenses. Destemida e audaciosa, enfrentou tabus e discriminações e, em 1942, conseguiu o feito de se tornar a primeira mulher norte-rio-grandense brevetada no Aero Clube. Assim como o remo, a aviação civil era um esporte exclusivamente masculino. Mas isso não intimidou Lucy Garcia que, com o apoio do pai, foi adiante no seu sonho de voar. Iniciou a instrução de vôo, em julho de 1942, cercada de homens, seus colegas e instrutores. Após treze horas de instrução de vôo, ela recebeu o comando da aeronave, um Piper Cub J-3, para fazer o solo.

Leia mais...
 

Celina Viana

E-mail Imprimir PDF
Em 25 de outubro de 1927, o governador potiguar, José Augusto Bezerra de Medeiros, sanciona lei: no território do Rio Grande do Norte podem eleger e ser eleitos todos os cidadãos, sem diferença de sexo, desde que reúnam todas as condições estabelecidas por Lei. Em 25 de novembro, a professora Celina Guimarães Viana, em Mossoró, preenche as exigências e torna-se a primeira eleitora da América Latina.
Nascida em 15 de novembro de 1890, em Natal, estudou na Escola Normal, onde conheceu Elyseu de Oliveira Viana, com quem casou em 1911. Transferida para Mossoró, leciona para crianças e jovens e recebe reconhecimento no Livro de Honra da Instrução Pública, pelos bons serviços prestados.
Mas Celina não foi a primeira. Um dia antes, a professora Júlia Alves Barbosa tinha igualmente pedido título de eleitora. Por ser solteira, demorou a ser atendida. Beatriz Leite Morais e Elisa da Rocha Gurgel também receberam direito de votar. Os primeiros votos, na eleição de 5 de abril de 1928, escolheram o novo senador do Estado do Rio Grande do Norte.
A pioneira Celina Guimarães Viana morreu em Belo Horizonte, em 11 de julho de 1972. Sua façanha produziu movimento nacional que levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e de outros nove Estados a fazer o mesmo.

POR: Mariana Proença
 
 Natal/RN - Brasil,